quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra.

Nesta quinta-feira (20 de novembro) é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data lembra o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão.

A data foi escolhida em contraposição ao 13 de maio, quando foi assinada a Lei Áurea pela princesa Isabel, decretando a abolição da escravatura, em 1888. Ao invés de celebrar a generosidade de uma branca em relação aos negros, o movimento considerou o 20 de novembro mais expressivo para a luta dos negros por sua libertação.
O dia será celebrado em todo o País com palestras, protestos e reivindicações, como as do Movimento Negro Unificado (MNU) que reivindica a garantia do ensino de história e cultura afro-brasileira na rede pública, conoforme prega a lei 10.639/03, que garante a inclusão do tema nos currículos escolares, não é cumprida.
O Ministério Público de Pernambuco, através do Grupo de Trabalho sobre Discriminação Racial (GT Racismo) Institucional tem promovido durante a semana da Consciência Negra uma série de eventos que buscam esclarecer e combater o RACISMO INSTITUCIONAL. Para saber mais sobre o GT RACISMO acesse http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/gt.


segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Critica de cinema. Por Marcello Borba

Dos besterois da sessão da tarde à confirmação propagandistica de Hollywood

Filme é algo muito pessoal. Cada um tem o seu gosto. Aventura, drama, comédia, histórico, terror e etc.

A lista é imensa, porém independente de gênero, um filme tem que ter uma coisa só: qualidade. Como não se emocionar com “homens de honra”, ou não se encantar por “sociedade dos poetas mortos”, ou quem sabe se admirar com a incrível história do filme “matrix”? São gêneros independentes e, às vezes, adversários.

Mas esse cara não curte filmes nacionais? Claro que curto, na verdade estou admirando a cada dia que passa os filmes nacionais, descobrindo o talento do Glauber Rocha, a fineza de Fernando Meireles e me espantando com as produções atuais de nosso cinema( tirando Eliana e o segredo dos golfinhos e o fracasso Acquaria).

Mas ainda não é ai onde quero chegar.

O mundo tem uma produção anual de filmes monstruosa, só a Índia, maior produtora de filmes do mundo, produz por ano mil filmes. Os Eua produzem milhares, fato que uma pouca dezena deles possui certa qualidade, e o Brasil engatinha neste sistema. Porém a produção do que já foi feito é imensa. Temos muitos filmes bons, de qualidade e que ensinam muito para as pessoas. A péssima qualidade dos filmes que circundam a sessão da tarde é deprimente, por ano são 3 vezes a lagoa azul, 3 vezes crocodilo dante e umas 5 de Volcano, a fúria.

Tudo bem que este horário é de lazer, mas venhamos e convenhamos. Se a desculpa que você for jogar for o horário, vamos analisar todas as emissoras no conjunto. Quantas passam filmes bons, de verdade, daqueles de encher o peito? Um filme como “sociedade dos poetas mortos” já não passa há dois anos, perfume de mulher nem se conta e uma gama de tantos outros que nunca passaram mas que são imperdíveis.

Os conspiradores diriam que é para manter o povo alienado, sinceramente eu não sei. É fato que existem muitos interesses em manter certas produções escondidas do público em geral, só os apaixonados por cinema ou curiosos que descobrem e vêem.

A televisão poderia ser uma arma de entretenimento, diversão e conhecimento. Mas a cada dia se transforma num misto de celebridades patéticas, com shows de horror da vida pública. É deprimente tal situação. E olhe que nem considerei neste hall os filmes cabeçudos, dito do pessoal alternativo, que passam no cinema da fundação por exemplo, estes se for depender dos donos de emissora ganharão mofo eterno.

Não dá para entender.

Se você entende, faça um filme, no estilo do de Orson welles, “O cidadão Kanne” e descubra, se é que há, a instituição que controla isto aqui, porque eu não sei.

Na verdade, estou indo desligar a televisão, pois acabei de ouvir que irá passar pela 3 vez este ano o “Idependece Day”.

Americanos e sua mania de salvar o mundo só fazem lotar o mercado fonográfico de filmes propagandisticos de sua doutrina, ainda bem que VAN DAME, STALONE, ou Schuaznager parecem obsoletos, se não, a pancadaria estaria à solta.

Astalavista baby!!!