domingo, 18 de outubro de 2009

Profa. Graça Kater, saudades!

Caros amigos,

recebi, hoje, com muito pesar e surpresa a triste notícia do falecimento da Profa. MARIA DAS GRAÇAS KATER, aposentada pelo Depto. de Geografia da UFPE.

A notícia, tardia, me veio por meio de um e-mail, repassado pelo meu querido amigo e geógrafo Sidclay Cordeiro, enviado pelo ilustre prof. Lucivânio Jatobá que, até mesmo em momentos como estes, consegue tocar a todos com suas palavras mágicas. O ilustre Lucivânio a descreveu como "uma mãe , que os alunos veneravam !” De fato, a profa Graça sempre foi vista por todos nós desse modo, uma MÃE.

Guardarei, na memória e no coração, sempre uma imagem alegre, cordial, gentil e claro, suas aulas de Geografia Regional, com a propriedade de quem, como poucos, conhecia e transmitia tão bem a realidade do Nordeste brasileiro. Em especial, me lembrarei sempre da profa Graça que viu (previu!) e celebrou o surgimento do meu namoro com uma então colega de curso e, hoje, minha esposa. Digamos que ela tenha sido uma espécie de CUPIDO, e por isso, será uma página importante em nossas vidas, pelas palavras de carinho e incentivo que nos dirigiu quando do anuncio do nosso casamento!

Não é exagero dizer que nós, profissionais e estudantes de Geografia tenhamos ficado órfãos com a “partida” da profa. Graça Kater, que agora está desvendando os segredos e mistérios da GEOGRAFIA CELESTIAL, com a generosidade e alegria que nos encorajava.

Obrigado, profa. Graça, por tudo. Saudades!

Nesta segunda-feira (19), ocorrerá a Missa de Sétimo Dia pelo, na Matriz da Sagrada Família, no bairro de Casa Forte, às 19h.