domingo, 25 de maio de 2008

DE QUEM É A AMAZONIA, AFINAL?

Editorial publicado no “The New York Times - NYT”, em 18 de maio de 2008, relata que a preservação da Amazônia envolve uma disputa internacional. “De quem é esta Floresta Amazônica, afinal?”, pergunta a reportagem do correspondente do jornal no Rio, Alexei Barrionuevo . O “NYT” afirma que “um coro de líderes internacionais declara mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio maior do que apenas das nações que dividem seu território”.

O jornal lembra que o ex-vice-presidente americano Al Gore, em 1989, disse que, “ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, pertence a todos nós”. “Esses comentários não são bem-aceitos no Brasil e reacenderam velhas atitudes de protecionismo territorial e observação de invasores estrangeiros escondidos”, diz o jornal. O “NYT” afirma que o governo Lula tenta aprovar lei para restringir o acesso à floresta, exigindo licenças para estrangeiros e brasileiros. Para declarar “a Amazônia é nossa” e defender a soberania, ele escalou Romeu Tuma Jr. E fechou seu texto acusando o temor brasileiro de “paranóico .

Leia a reportagem completa em http://www.nytimes.com/2008/05/18/weekinreview/18barrionuevo.html?_r=1&scp=3&sq=amazon&st=nyt&oref=slogin