domingo, 19 de abril de 2009

A SERRA DO IBIAPABA - CE

A Serra do Ibiapaba, também conhecida como CHAPADA do IBIAPADA é uma das várias unidades de relevo do estado do Ceará.

"Serra" do Ibiapaba - CE.

Na realiadade, a Serra do Ibiapada é um relevo do tipo CUESTA; forma dissimétrica constituída de REVERSO, FRENTE e CORNIJA (Vide esquema abaixo). Suas altitudes variam de 650 a 900 metros, registrando-se, entretanto, pontos acima de 900 metros.

Situa-se ao longo do oeste do Ceará, nos limites do estado do Piauí, apresentando direção geral Norte-Sul. A chamada "frente" da cuesta assemelha-se a um extenso paredão reproduzindo uma escarpa muito ígreme.

Esta unidade geomofológica é composta por rochas sedimentares da Formação Serra Grande (Siluriano-Devoniano), tendo sua camada superficia (cornija) constituída de rochas tipo arenito. A partir dessas rochas formam-se solos arenosos profundos (Neossolos Quartzarênicos), e solos areno-argiolosos muito intemeperizados (Latossolos Vermelho-amarelos).

Fonte:

- Atlas Escolar do Ceará
- Dicionário Geológico e Geomorfológico - Antonio Teixeira Guerra
- Instituto de Geologia da UNB.

Forças da Natureza: entenda um pouco mais sobre os agentes endógenos da Terra.

Na semana passada o FANTÁSTICO, da rede Globo de TV, lançou uma nova série produzida pela BBC de Londres, que vai ao ar nos próximos domingos mostrando como as forças da natureza criam e modificam estrutura interna e externa da Terra, bem como seus impactos para os seres humanos.

No primeiro episódio da série o programa aborda as PLACAS TECTÔNICAS e a ocorrência de VULCANISMO.

A partir desta semana iremos postar os vídeos para que vocês possam acompanhar a série na íntegra. Aproveitem! Assistam e postem seus comentários e dúvidas.