quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Google Street View aviva temor por proteção de dados na Alemanha

Anúncio de lançamento do serviço Google na Alemanha aviva preocupação com proteção de dados. Berlim, Frankfurt, Hamburgo, Colônia e Munique estão entre primeiras cidades da Alemanha cujas ruas poderão ser visualizadas.

A Google pretende implementar na Alemanha, ainda em 2010, seu controvertido serviço de visualização de ruas, Google Street View. A partir de novembro e até o final do ano, as 20 maiores cidades alemãs também estarão online em imagens panorâmicas de 360º, divulgou a empresa na terça-feira (10/08), em Hamburgo.

Desse modo, o gigante das máquinas de busca ignora as reservas de especialistas em proteção de dados. Como única concessão a estes e à privacidade pessoal, nas fotos, a Google irá tornar rostos e placas irreconhecíveis, como já acontece no Street View de outros países. Além disso, inquilinos e proprietários terão quatro semanas para requerer que sua casa seja obliterada das fotos.

Berlim, Düsseldorf, Frankfurt, Leipzig, Hamburgo, Colônia e Munique estão entre as primeiras cidades da Alemanha cujas ruas poderão ser visualizadas, em detalhe, para todos os usuários da rede. O lançamento já havia sido há muito anunciado, portanto não é nenhuma surpresa. Mas enquanto alguns se alegram por poder ver em 3D os pontos turísticos das cidades alemãs na internet, outros não estão nada contentes, como é o caso do comissário federal para proteção de dados Peter Schaar.

"É perfeitamente compreensível o interesse de proprietários e inquilinos de que a forma como vivem não seja reproduzida tão detalhadamente, pois teme-se que as fotos também possam ser utilizadas por assaltantes para exercer seu ofício duvidoso. É preciso levar a sério tais receios." http://www.dw-world.de/dw/article/0,,5890805,00.html

Saiba mais sobre o GOOGLE STREET VIEW