domingo, 22 de novembro de 2009

Concurso da PM - PE: Comentário da prova.

Depois de muita expectativa e trabalho, finalmente, chegou o dia da prova do concurso da PM do Estado de PERNAMBUCO. Este ano a prova foi elaborada pela UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE.
A prova de Geografia, ao contrário do que era de se esperar, foi muito fácil e pobre, diante do conteúdo exigido. Os candidatos devem ter adorado, mas a necessidade de se acertar todas as questões passa a ser vital para garatir a vaga.
As questões abordaram os seguintes temas:
01 questão de Geografia Urbana, sobre as causas do processo de urbanização brasileira, trivial;
02 questões de Demografia, crescimento da população e movimentos horizontais da população, meramente conceituais, que não exigiam muito de conhecimentos geográficos para resolução;
01 questão sobre as características e níveis de integração dos blocos econômicos, sem muitas surpresas e;
01 questão sobre os aspectos gerais das regiões naturais do estado de Pernambuco, deixando temas como o crescimento econômico do estado de lado.
Embora tenha sido cobrado no edital, o tema CLIMAS DO NORDESTE, ao contrário da última prova, realizada pelo IPAD em 2006, não foi contemplado o que, certamente, deve ter frustrado muitos candidatos.
Com enunciados curtos e diretos e sem a presença de textos que exigissem uma linha de racíonio para resolução das questões além da ausência de MAPAS (acreditem!), GRÁFICOS, TABELAS/QUADROS e ILUSTRAÇÕES a prova foi um premio para aquele candidato que não estudou ou se preparou para realizar o exame.
Baixe aqui a prova e o gabarito
Boa sorte a todos candidatos. Sucesso!