sábado, 3 de outubro de 2009

Cursos da UFPE conquistam boa avaliação do Guia do Estudante 2009

O Guia do Estudante 2009, publicado pela Editora Abril, classificou como excelentes (conceito 5) 14 cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Outros 25 cursos receberam conceito quatro (muito bom) e sete ficaram com o conceito três (bom). A avaliação considerou informações sobre os cursos e o parecer de especialistas da área de educação.
Foram consideradas excelentes as graduações em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Estatística, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Química, Serviço Social e Turismo.
Os cursos apontados como muito bons são Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Biomédicas, Ciências Sociais, Desenho Industrial, Direito, Enfermagem, Engenharia Biomédica, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Farmácia, Hotelaria, Jornalismo, Letras, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Secretariado Executivo e Terapia Ocupacional.
As graduações em Ciências Econômicas, Educação Física, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Filosofia, Geologia e Medicina foram classificadas como boas.

Irlandeses dizem "sim" a Tratado de Lisboa.

A população da Irlanda aprovou em plebiscito acordo que define uma série de reformas na União Europeia. Para entrar em vigor, tratado tem que ser ainda ratificado por Polônia e República Tcheca.
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, reagiu com alívio ao resultado do plebiscito realizado na Irlanda, do qual estava pendente a ratificação do Tratado de Lisboa, que estabelece reformas substanciais para o bloco de 27 países.
Barroso afirmou neste sábado (03/10), em Bruxelas, estar "satisfeitíssimo" com a maioria de votos favoráveis ao Tratado no referendo realizado no dia anterior na Irlanda. Segundo ele, os irlandeses entenderam o papel que a União Europeia desempenhou na superação dos efeitos da crise econômica.

Maior transparência

Também o premiê sueco, Fredrik Reinfeldt, que ocupa a presidência rotativa do Conselho da União Europeia (UE), elogiou a aprovação do Tratado pelos irlandeses e afirmou ser este "um bom dia" para a Europa. Reinfeldt se disse "convencido de que o Tratado de Lisboa fará com que a UE seja mais democrática, efetiva e transparente".
No primeiro plebiscito, realizado na Irlanda em junho do ano passado, mais de 53% da população do país votaram contra o Tratado de Lisboa, derrubando, assim, a aprovação do mesmo, o que acabou por desencadear uma séria crise dentro do bloco. Antes dos irlandeses, também franceses e holandeses haviam rejeitado o Tratado, que, naquele ano de 2005, ainda levava o nome de Constituição Europeia.

Os atuais resultados, pelo contrário, surpreenderam: uma clara maioria entre os três mil eleitores do país votou em prol do acordo que estabelece reformas no bloco. Declan Ganley, um dos principais críticos da UE na Irlanda e mentor da campanha contra o Tratado, afirmou, logo depois da votação, que haveria uma "vitória esmagadora" dos defensores do acordo. O ministro irlandês do Exterior, Micheal Martin, afirmou que o resultado do referendo havia sido "bom para a Irlanda".

Pressão sobre Polônia e República Tcheca

O "sim" irlandês aumentou a pressão sobre a Polônia e a República Tcheca, os dois últimos países da UE que ainda terão que ratificar o Tratado. Apesar das comemorações, vários políticos da UE alertam para que se tenha cautela em relação ao assunto.
O Tratado de Lisboa prevê a democratização e flexibilização dos países do bloco, mas só poderá entrar em vigor depois de ratificado pelos 27 membros.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Prova vaza e Enem é cancelado!

O Ministério da Educação cancelou na madrugada desta quinta-feira a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, que seria aplicado neste fnial de semana para mais de 4 milhões de pessoas em todo o País. O cancelamento teria ocorrido em virtude do vazamento da prova, segundo afirma o jornal Estado de S. Paulo, desta quinta-feira.

A decisão teria sido tomada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, após tomar conhecimento do vazamento. De acordo com o Estado de S. Paulo, por telefone, um homem procurou o jornal na tarde dessa quarta-feira e disse que tinha duas das provas que seriam aplicadas no sábado. Em troca da informação, teria cobrado R$ 500 mil.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes, disse ao jornal que "há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance".

Haddad disse ao jornal que não teve acesso ao material da prova e confirmou o vazamento após consultar técnicos do Inep, com base em informações que teriam sido passadas pelo jornal ao ministro.
01 de outubro de 2009 • 05h34 • atualizado às 06h31

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Enem 2010, tá chegando a hora!

Ainda dá tempo para uma última revisão. Mas, lembre-se FERA: procure descansar, ouça uma boa música (Clássica ajuda muito, que tal VIVALDI?), vá ao cinema e assista a uma boa comédia, converse com os amigos (nada de vestibular!), namore bastante e claro, DURMA BEM!
Boa Sorte, FERA, estou na torcendo por você!
A VIDA É MARAVILHOSA!