quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A difícil de arte de ser professor.

Porque é tão difícil ser professor no Brasil? É culpa dos baixos salários, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), das famílias separadas e omissas, da falta de educação doméstica, que não existe mais? Difícil dizer, mas o certo é que a arte de se educador, no Brasil, é uma batalha diária.

Tenho visto e acompanhado, diariamente, muitos casos de atrito entre alunos e professores em sala de aula, eu mesmo me envolvi em alguns! Buscando identificar as causas para esse "conflito", percebi que a culpa não é das crianças. Os grandes culpados pelo fracasso da nossa educação e, consequemente, da sociedade é a "nova família"! Vou lhes dizer o porque.
- A relação entre pais e filhos, hoje, é muito moderna. Os filhos não chamam pai e mãe de SENHOR ou SENHORA. Agora, é TU!;
- Pais que não dão o menor exemplo de educação, cordialidade, gentileza, civilidade e, sobretudo, respeito ao próximo;
- Pais e mães que não tem tempo para ir à uma reunião na escola, ou mesmo para conversar e brincar com os filhos, mas tem tempo de sobra para: jogar uma peladinha no final de semana, ir ao salão de beleza, à academia, ao shopping e etc. E tempo para o filhos? Melhor mudar de assunto!
É, não é fácil cuidar e educar os filhos de pais mal educados!
E a escola, onde fica nessa situação? Refém! Ela precisa do dinheiro dos alunos para se manter. E os professores? "Pagam o pato!"
Para construir uma sociedade forte, justa e menos corrupta é preciso, EDUCAR, urgentemente, as famílias dos nossos alunos. A grande responsável pela crise da educação no Brasil!