sábado, 10 de maio de 2008

Rússia exibe mísseis nucleares na Praça Vermelha.

Parece que os velhos tempos estão de volta. Ontem, 10/05/2008, o governo de russo de Dmitry Medvedev, novo presidente russo (pau-mandado de PUTIN!), deu uma pequena demonstração de força ao mundo e sobretudo aos E.U.A, exibindo, como nos tempos da URSS seus tanques, mísseis nucleares e "exército vermelho", em ocasião aos 63 anos da rendição nazistas na 2ª Guerra Mundial.

O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, e o ex-presidente, Vladimir Putin, conversam depois da cerimônia de posse em Moscou, em 7 de maio de 2008. Foto: Pool


No total 8.000 homens desfilaram, acompanhados por aviões de guerra e armamentos, incluindos mísseis balísticos Topol-M e tanques T-90. Foi a primeira exibição deste armamento pesado na Praça Vermelha nos últimos 18 anos, lembrando assim a antiga grandiosidade dos desfiles militares da extinta era soviética.

Medvedev, Em um aparente ataque à política externa americana e ao apoio dos países ocidentais à independência do Kosovo, também criticou as "intenções de cometer interferências nos assuntos de outros Estados e, especialmente, o realinhamento de fronteiras".

A celebração militar aconteceu após a denúncia de Washington, na quinta-feira, da expulsão de dois de seus diplomatas por Moscou, depois que as autoridades americanas retiraram do país um espião russo. Estados Unidos e Rússia mantêm um clima de tensão especialmente alto em relação à Geórgia, república caucásica pró-ocidental cuja aspiração de entrar na Otan é apoiada pelo governo de Washington.

Alheias a toda a tensão, as ruas de Moscou exibiam nesta sexta-feira uma atmosfera festiva, com a presença de veteranos de guerra com suas velhas medalhas e de jovens soldados vestidos com uniformes e capacetes da Segunda Guerra Mundial e armados de velhos rifles.

A celebração do 9 de maio lembra o drama da Segunda Guerra Mundial na qual morreram milhões de soviéticos antes da expulsão dos nazistas. A guerra na Europa terminou oficialmente no dia 8 de maio, às 23h00, hora alemã. Mas pela diferença de horário já era 9 de maio em território russo.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

O Estado de Israel comemora 60 anos de existência em 2008.

Até o fim do regime nazista na Alemanha, em 1945, haviam sido assassinados na Europa cerca de 6 milhões de judeus. Sob o impacto do Holocausto, as Nações Unidas aprovaram em 1947 a criação de um Estado judaico.

No dia 14 de maio de 1948, em Tel Aviv, o primeiro-ministro David Ben-Gurion proclamou o Estado de Israel. Pouco depois, países árabes vizinhos atacaram a nação recém-criada. Até hoje, Israel e muitos de seus vizinhos não se entendem.

Mesmo assim, Israel é um modelo de sucesso. Com uma população composta por pessoas de diferentes proveniências e uma cultura viva, o país de mais de 7 milhões de habitantes é também pólo de alta tecnologia.
Saiba mais sobre o Estado Judeu no site da DEUSTCHE WELLE

domingo, 4 de maio de 2008

Vestibular x Processo de Escolha: o trabalho da Orientação Profissional

As inscrições para o vestibular estão chegando e tomar uma decisão não é uma tarefa tão fácil, principalmente quando se trata de fazer uma escolha profissional. Tanto na adolescência quanto na vida adulta a escolha profissional é um momento decisivo, é natural nesse processo surgirem sentimentos marcados por medos, inseguranças e incertezas, pois escolher uma profissão vem a significar dar inicio a um projeto de vida. Projeto esse que poderá trazer grandes satisfações ou insatisfações, caso haja uma escolha inadequada.

São inúmeros fatores que pode influenciar nesse momento, entre eles uns dos mais significativos são a família, os amigos e as inúmeras possibilidades de profissões existentes no mercado de trabalho. Assim a escolha profissional tem que está relacionada ao perfil pessoal de cada um, fazendo parte de sua própria identidade.

Uma das possibilidades que pode auxiliar o adolescente/jovem nesse processo é o trabalho de Orientação Profissional, cujo objetivo está vinculado a assistência com segurança e precisão, de uma profissão ideal com seu perfil.

Orientação Profissional
- O que é?
É o processo que facilita, ao adolescente/jovem, o acesso à escolha profissional promovido através de intervenções, que possibilitam a dissolução das dificuldades enfrentadas ao encarar o momento da tomada de decisão quanto à escolha profissional.
- A que se propõe?
Oferecer maiores informações sobre as diversas profissões e suas relevâncias, as universidades e o mercado de trabalho.
- A quem se destina?
Este trabalho está direcionado a todo aquele, principalmente aos adolescente/jovem, que deseja ingressar no mercado de trabalho, seja ele por um curso universitário ou tecnológico.

por Jeane Tonéo
Psicóloga