Parece que os velhos tempos estão de volta. Ontem, 10/05/2008, o governo de russo de Dmitry Medvedev, novo presidente russo (pau-mandado de PUTIN!), deu uma pequena demonstração de força ao mundo e sobretudo aos E.U.A, exibindo, como nos tempos da URSS seus tanques, mísseis nucleares e "exército vermelho", em ocasião aos 63 anos da rendição nazistas na 2ª Guerra Mundial.
O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, e o ex-presidente, Vladimir Putin, conversam depois da cerimônia de posse em Moscou, em 7 de maio de 2008. Foto: Pool
No total 8.000 homens desfilaram, acompanhados por aviões de guerra e armamentos, incluindos mísseis balísticos Topol-M e tanques T-90. Foi a primeira exibição deste armamento pesado na Praça Vermelha nos últimos 18 anos, lembrando assim a antiga grandiosidade dos desfiles militares da extinta era soviética.
Medvedev, Em um aparente ataque à política externa americana e ao apoio dos países ocidentais à independência do Kosovo, também criticou as "intenções de cometer interferências nos assuntos de outros Estados e, especialmente, o realinhamento de fronteiras".
A celebração militar aconteceu após a denúncia de Washington, na quinta-feira, da expulsão de dois de seus diplomatas por Moscou, depois que as autoridades americanas retiraram do país um espião russo. Estados Unidos e Rússia mantêm um clima de tensão especialmente alto em relação à Geórgia, república caucásica pró-ocidental cuja aspiração de entrar na Otan é apoiada pelo governo de Washington.
Alheias a toda a tensão, as ruas de Moscou exibiam nesta sexta-feira uma atmosfera festiva, com a presença de veteranos de guerra com suas velhas medalhas e de jovens soldados vestidos com uniformes e capacetes da Segunda Guerra Mundial e armados de velhos rifles.
A celebração do 9 de maio lembra o drama da Segunda Guerra Mundial na qual morreram milhões de soviéticos antes da expulsão dos nazistas. A guerra na Europa terminou oficialmente no dia 8 de maio, às 23h00, hora alemã. Mas pela diferença de horário já era 9 de maio em território russo.