No dia 14 de maio de 1948, em Tel Aviv, o primeiro-ministro David Ben-Gurion proclamou o Estado de Israel. Pouco depois, países árabes vizinhos atacaram a nação recém-criada. Até hoje, Israel e muitos de seus vizinhos não se entendem.
Mesmo assim, Israel é um modelo de sucesso. Com uma população composta por pessoas de diferentes proveniências e uma cultura viva, o país de mais de 7 milhões de habitantes é também pólo de alta tecnologia.
Saiba mais sobre o Estado Judeu no site da DEUSTCHE WELLE
4 comentários:
grande gustavo sou eu ''LUCIU'S'' kkk saudade das suas aulas mas eu descobri seu blog hj e posso garantir que vc ganhou um frequente usuário. Eu tenho uma dúvida sobre o tema você falou q israel até hoje vem sendo alvo de muitos conflitos com os países vizinhos, qual o motivo disso terá sido porque o territorio era desses paises antes de ter sido decretado a criação de um novo país nesse caso ''ISRAEL''?
E qual o motivo de israel ser considerado um pais desenvolvido? será a riqueza da região ou o investimento de algum pais estrangeiro? abraço se puder responder minhas perguntas obrigado.
Lucius!!!! bom recebê-lo por aqui, seja bem vindo!
Respondendo tuas perguntas:
1- O Estado do Israel é alvo de conflitos, sobretudo, devido ao fato deste ser o único país não ISLÂMICO na região do Oriente Médio, mas também devido a disputa com os PALESTINOS pela TERRA SANTA. A atual região da PALESTINA, onde está localizado Israel, lembre-se, é berço de três (3) grandes religiões: CRISTIANISMO, JUDAÍSMO e ISLAMISMO, o que acentua a disputa territorial com os muçulmanos.
2- Israel é um país desenvolvido sim, tanto economicamente quanto socialmente. Essa "riqueza" deve-se sobretudo as contribuições de milhares de centenas de JUDEUS espalhados pelo mundo! Atualmente, cerca de 1% das cadeiras do senado americanos são ocupadas por judeus! Muita grana em jogo.
Muito obrigado pela visita, e continue acessando para me ajudar a fazer deste um espaço para um debate inteligente e também onde possamos expressar nossas opiniões sobre temas divesos.
Grande abraço.
Gustavo Borges
Adianta, "cumpadi"
Você poderia blogar algo sobre o não-Estado Palestino?!?! Afinal de contas, há de se perguntar: "parte daquele espaço geográfico (geopolítico, numa outra perspectiva)não deveria ser `doado` ao povo palestino, também"?
Gostaria de que você, num plano mais especificamente geopolítico e econômico, blogasse algo sobre o fato de a Palestina não ter o sucesso que tem Israel. Será que 1% das cadeiras do Senado Estadunidense não vestem as plumas da Águia?
Abração!
Alô, cumpadi! Dá uma "oiadinha" no link abaixo. Muito interessante!
http://br.youtube.com/view_play_list?p=B9A2251624197B15
Abraço!
Postar um comentário