domingo, 4 de maio de 2008

Vestibular x Processo de Escolha: o trabalho da Orientação Profissional

As inscrições para o vestibular estão chegando e tomar uma decisão não é uma tarefa tão fácil, principalmente quando se trata de fazer uma escolha profissional. Tanto na adolescência quanto na vida adulta a escolha profissional é um momento decisivo, é natural nesse processo surgirem sentimentos marcados por medos, inseguranças e incertezas, pois escolher uma profissão vem a significar dar inicio a um projeto de vida. Projeto esse que poderá trazer grandes satisfações ou insatisfações, caso haja uma escolha inadequada.

São inúmeros fatores que pode influenciar nesse momento, entre eles uns dos mais significativos são a família, os amigos e as inúmeras possibilidades de profissões existentes no mercado de trabalho. Assim a escolha profissional tem que está relacionada ao perfil pessoal de cada um, fazendo parte de sua própria identidade.

Uma das possibilidades que pode auxiliar o adolescente/jovem nesse processo é o trabalho de Orientação Profissional, cujo objetivo está vinculado a assistência com segurança e precisão, de uma profissão ideal com seu perfil.

Orientação Profissional
- O que é?
É o processo que facilita, ao adolescente/jovem, o acesso à escolha profissional promovido através de intervenções, que possibilitam a dissolução das dificuldades enfrentadas ao encarar o momento da tomada de decisão quanto à escolha profissional.
- A que se propõe?
Oferecer maiores informações sobre as diversas profissões e suas relevâncias, as universidades e o mercado de trabalho.
- A quem se destina?
Este trabalho está direcionado a todo aquele, principalmente aos adolescente/jovem, que deseja ingressar no mercado de trabalho, seja ele por um curso universitário ou tecnológico.

por Jeane Tonéo
Psicóloga

Nenhum comentário: