domingo, 8 de março de 2009

Terror na Irlanda do Norte.

Hoje cedo um tiroteio no quartel de Massereene, no condado de Antrim, ao norte de Belfast, deixou ainda quatro pessoas com ferimentos graves, uma delas em estado crítico.

Um jornal da capital da Irlanda, Dublin, recebeu neste domingo uma ligação supostamente do grupo Real IRA assumindo a autoria do ataque contra uma base militar britânica na Irlanda do Norte.

O atentado ocorreu um dia depois do anúncio da polícia da Irlanda do Norte de que solicitou a intervenção do serviços secreto (o MI5) e das Forças Armadas britânicas para enfrentar a crescente ameaça de facções dissidentes do IRA.

Os dissidentes se opõem ao governo formado na Irlanda do Norte em 2007, que uniu os antigos rivais: os nacionalistas - católicos que defendem a incorporação da Irlanda do Norte à vizinha República da Irlanda - e os protestantes unionistas (que defendem a União, ou o Reino Unido) e acreditam que a área deveria continuar integrando a Grã-Bretanha.

Para quem tiver interesse em saber mais sobre os conflitos na Irlanda do Norte, uma boa dica é assistir aos filmes: "DOMINGO SANGRENTO; CONTAGEM REGRESSIVA ou assistir ao clipe (abaixo) da música SUNDAY, BLOODY SUNDAY, do U2.



Deutsch, Warun nicht? Carro mesmo!