sexta-feira, 25 de março de 2011

Conheça a história de Salman Rushdie, um dos mais controversos escritores do século XX, autor do célebre VERSOS SATÂNICOS (1989).

Sir Ahmed Salman Rushdie KBE (Bombaim, 19 de Junho de 1947) é um ensaísta e autor de ficção britânico de origem indiana. Cresceu em Mumbai (antiga Bombaim) e estudou na Inglaterra, onde se formou com predicado (with honours) no King's College, Universidade de Cambridge. O seu estilo narrativo, mesclando o mito e a fantasia com a vida real, tem sido descrito como conectado com o realismo mágico. Rushdie casou-se com a famosa actriz e modelo indiana Padma Lakshmi, de quem anunciou divórcio em julho de 2007.

Rushdie foi condecorado em 15 de junho de 2007 como Cavaleiro Comandante do Império Britânico (Knight Commander of the British Empire), fato que provocou diversos protestos no mundo islâmico.

Obras
Estreou na literatura em 1975 com o romance Grimus.

Dono de um estilo próprio e dominando excelentes técnicas de narração, Rushdie já era um autor consagrado quando venceu o Prémio Booker em 1981 com a obra Os Filhos da Meia-Noite.

Tornou-se incomparavelmente mais famoso após a publicação do livro Versículos satânicos(em Portugal) Versos satânicos (no Brasil), em 1989, que causou controvérsia no mundo Islâmico, devido a este livro ter sido considerado ofensivo ao profeta Maomé. A 14 de Fevereiro de 1989, a fatwa ordenando a sua execução foi proferida pelo Aiatolá Ruhollah Khomeini, líder do Irã, chamando o seu livro de "blasfémia contra o Islão". Para além disso, Khomeini condenou Rushdie pelo crime de "apostasia" - fomentar o abandono da fé islâmica - o que de acordo com a Hadith é punível com a morte. Isto porque Rushdie comunicava através do romance que já não acreditava no Islão. Khomeini ordenou a todos os "muçulmanos zelosos" o dever de tentar assassinar o escritor, os editores do livro que soubessem dos conceitos do livro e quem tomasse conhecimento de seu conteúdo, conforme a fatwa. Devido a este fatos Rushdie foi forçado a vivier no anonimato por muitos anos.

A obra infanto-juvenil Haroun e o Mar de Histórias foi escrita pelo autor como uma forma de explicar ao seu filho por que razão tinha perdido a liberdade de expressão.

Com o seu primeiro romance pós-fatwa, intitulado O Último Suspiro do Mouro, foi vencedor do Prémio Whitebread.

Bibliografia:

  • Grimus (1975)
    Os Filhos da Meia-Noite Midnight's Children (1980)
    Vergonha Shame (1983)
    O Sorriso do Jaguar The Jaguar Smile: A Nicaraguan Journey (1987)
    Versos Satânicos The Satanic Verses (1989)
    Haroun e o Mar de Histórias Haroun and the Sea of Stories (1990)
    Pátrias Imaginárias Imaginary Homelands: Essays and Criticism, 1981-1991 (1992)
    Oriente, Ocidente East, West (1994)
    O Último Suspiro do Mouro The Moor's Last Sigh (1995)
    O Chão que Ela Pisa The Ground Beneath Her Feet (1999)
    Fúria Fury (2001)
    Step Across This Line: Collected Nonfiction 1992-2002 (2002)
    Shalimar, o Palhaço ou Shalimar, o Equilibrista (Brasil) Shalimar, the clown (2005)
    A Feiticeira de Florença The Enchantress of Florence (2008)

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Salman_rushdie

quarta-feira, 23 de março de 2011

terça-feira, 22 de março de 2011