terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A BEBIDA SAGRADA DE TODO SANTO DIA. Por Monicky Oliveira

Ao acordar a criança do século XXI tem uma jornada traçada para o dia todo.

Primeiro: Acordai e tomai banho com os produtos importados do Spider Man, depois se enxugai com a toalha do Iron Man e cumprimentai seus pais dizendo:

- Good morning dad, good morning mather, I Love you.

Segundo: Comer o break fast de toda manhã e tomar como acompanhamento o copinho de coca-cola, a BEBIDA SAGRADA DE TODO SANTO DIA. Depois ir para escola com o pai naquele Volvo prateado e chegar na tal dizendo:

- Hello, friends!

Terceiro: Fazer a fila para ir a sala de aula e ouvir o hino nacional. Que pode ser modificado para mais ou menos assim:

Num posto da Ypiranga, às margens plácidas,
De um Volvo heróico Brahma retumbante
Skol da liberdade em Rider fulgido
Brilhou no Shell da Pátria nesse instante
Se o Knorr dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço Ford
Em teu Seiko, ó liberdade
Desafio nosso peito à Microsoft.
O Parmalat, Mastercard, Sharp, Sharp
Amil um sonho intenso, um rádio Philips
De amor e de Lufthansa a terra desce
Intel formoso céu risonho Olympicus
A imagem do Bradesco resplandece.
Gillet pela própria natureza
És belo Escort impávido colosso
E o teu futuro espelha essa Grendene.
Cerpa gelada !
Entre outras mil é Suvinil, Compaq amada
Do Philco deste Sollo és mãe Doril
Coca Cola, Bombril!!!

Quarto: Entrar na sala de aula e estudar os benefícios da globalização em termos de avanços tecnológicos.

Quinto: Toca o sinal e é hora do intervalo. Chegando na lanchonete da escola o aluno pede um Hot Dog e um copinho de Coca-cola, a BEBIDA SAGRADA DE TODO SANTO DIA.

Sexto: Toca o sinal mais uma vez e é hora de ir para casa. O pai chega na escola com aquele Volvo prateado e no caminho para casa os outdoors comandam a propaganda de produtos importados, a lanchonete do Mc Donalds na esquina e quando chega em casa o ritual do banho é repetido e toda família se reúne em volta da mesa para agardecer a Deus, não se esquecendo é claro da BEBIDA SAGRADA DE TODO SANTO DIA.

Sétimo: O garoto faz as tarefinhas da escola e na hora de brincar prefere ficar jogando Guitar Hero no computer ao invés de ir brincar com os amiguinhos na área de lazer do prédio.

Oitavo: é chegada a hora do lanchinho da tarde e a empregada faz um hamurguer e coloca um copinho de coca-cola, a BEBIDA SAGRADA DE TODO SANTO DIA e o menino come em frente a televisão assistindo a sessão da tarde, que dessa vez são os power rangers, super heróis que incentivam a luta como forma de combater o mal, depois que o filme acaba volta para a telinha de seu computer.

Nono: O jantar está na mesa e mais uma vez a família se reúne para compartilhar a BEBIDA SAGRADA DE TODO SANTO DIA.

Só que por um momento inesperado chega aquela tia distante do interior e a mãe põe mais um prato na mesa e a tia pergunta:
- Minha filha, o que é essa bebida preta?
- A tia, é a melhor invensão do último século, a Coca-Cola.

- Mas vocês não preferem um suco de frutas, tem mais sustança?

- Não tia, esse aqui é mais prático, é só ir no Super Mercado, abrir a tampinha e colocar no copo.

- Já vi que não estou por dentro das mudanças do século XXI.

- É tia, tudo é globalização e graças a ela todo dia em nossa mesa não falta a BEBIDA SAGRADA DE TODO SANTO DIA!!!

Parece até absurdo mais em um país com uma cultura tão rica, a globalização vem dominando os brasileiros desde o berço e infelizmente a frase que o grande Renato Russo diz em sua música continua mais viva do que nunca: “Quando nascemos fomos programados, a receber o que vocês nos empurraram, com os enlatados dos USA, de 9 às 6”. Mas isso pode mudar é só cuspir o lixo que nos empurram!!!


By: Monicky Oliveira


P.S.: A letra do hino nacional modificado foi retirado do site: www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei5.htm

AS FÉRIAS ESTÃO AÍ E A LEITURA COMO É QUE ANDA? Por Monick Oliveira

Caros amigos, temos uma nova colaboradora: MONICK OLIVEIRA, minha aluno do Souza Leão e candita (com vaga garantida) para o curso de Medicina da UFPE. Abraço a todos.

AS FÉRIAS ESTÃO AÍ E A LEITURA COMO É QUE ANDA? Por Monick Suellem

O ato de ler de alguns brasileiros é deficitário, pois a maioria se alfabetiza e apenas repete as palavras, ou seja, não consegue interpretar aquilo que se está lendo, repetindo informações sem discordar ou concordar com estas. Não adianta saber ler e não possuir o senso crítico para através dessa leitura abrir novos caminhos e horizontes, não importando apenas conseguir fazer o ato de ler, mas sim praticá-lo com CONSCIÊNCIA e QUALIDADE. Portanto surge a idéia de uma política educacional para incentivar o hábito de ler nos jovens, mas esta deve levar o leitor a refletir que a leitura não é só importante para o mercado de trabalho ou para a aprovação em vestibulares, mas sim para viajar no mundo literário e a partir deste poder ter uma nova visão de mundo, se desvencilhando daquela visão conservadora. Mas o que essa crítica tem a ver com as férias? Tudo é claro, pois Janeiro é mês de verão e férias, um período que muitos jovens aproveitam para dormir até tarde, ir ao cinema, a parques de diversão, não que seja ruim é ótimo, mas põem na cabeça que devem ficar longe dos tão temidos livros. Mas nem tudo está perdido, pois vem aumentando o índice de estudantes que nas férias adotam vários livros para ler, no intervalo de uma atividade a outra. Uma providência que pode ser tomada para que esses jovens não fiquem tão desabituados a ler por um longo período de tempo é que os adolescentes que praticam tal ação devem incentivar e mostrar que histórias de livros são interessantes e possuem diversos gêneros, desde os mangás, os contos e os longos romances, aí vai do gosto de cada um. Em tão confiram algumas dicas nacionais e internacionais de livros que já estão no mercado e a maioria das pessoas que leram recomendam, inclusive eu.