quinta-feira, 5 de novembro de 2009

20 anos da queda do MURO DA VERGONHA.

No próximo dia 09/11/2009 o MUNDO celebra os vinte anos da queda do famigerado MURO DE BERLIM. Na Alemanha, as comemorações começaram nesta quinta-feira com um show da banda (politicamente correta) irlandesa, U2, em frente ao lendário Portão de Brandemburgo.
Na última terça-feira, dia 03 de novembro, a chanceler alemã ANGELA MERKEL, discursou para o um senado estadounidense lotado, e de pé para aplaudí-la. Foi a primeira vez, depois de mais de 50 anos, desde a visita de Konrad Adenauer, que um líder alemão é covidado para discursar no congresso do "tio Sam". Merkel, lembrou que no mesmo dia em que os alemães, e o mundo, celebram os 20 anos da queda do "Berliner mauer", é também "aniversário" da NOITE DOS CRISTAIS, quando em 1938 os nazistas atacaram judeus em toda a Alemanha, dando inícios aos horrores do holocausto.
A queda do muro é um momento da história que particularmente, muito me emociona, pois durante toda minha infância e adolescência ouvi e li bastante sobre a GUERRA FRIA e, sobretudo a respeito da Alemanha (daí meu interesse em aprender o idioma alemão e também em conhecer a terra de Göethe). Talvez o fato de ter VIVIDO este momento histórico, seja a causa, principal, da minha emoção, em falar sobre o tema.
Das muitas lembranças, me recordo dos filmes, sempre na visão dos EUA, sobre a Guerra Fria (Rambo, Rocky, 007 entre tantos outros), das músicas do grupo alemão SCORPIONS, com seu WIND OF CHANGE, das imagens de REAGAN e GORBATCHEV nos telejornais, das disputas esportistas durante os jogos olímpicos e, claro, dos livros na estante do meu pai, "seu" Manoel.
Espero poder ficar grudado, diante da tv, assistindo a todos os especiais que serão exibidos durante os próximos dias. Mais ancioso, espero, poder ir à Berlim caminhar sobre a Bernauer Straße, Bundesparlament, Checkpoint Charlie.
Até o final da próxima semana, estarei escrevendo ou postando notícias de jornais alemães e vídeos do you tube, aqui no blog.
Como dizem os alemães: " ainda é tempo de derrubar os muros que ainda existem dentro de nós!"
Auf widersehen!