domingo, 19 de abril de 2009

A SERRA DO IBIAPABA - CE

A Serra do Ibiapaba, também conhecida como CHAPADA do IBIAPADA é uma das várias unidades de relevo do estado do Ceará.

"Serra" do Ibiapaba - CE.

Na realiadade, a Serra do Ibiapada é um relevo do tipo CUESTA; forma dissimétrica constituída de REVERSO, FRENTE e CORNIJA (Vide esquema abaixo). Suas altitudes variam de 650 a 900 metros, registrando-se, entretanto, pontos acima de 900 metros.

Situa-se ao longo do oeste do Ceará, nos limites do estado do Piauí, apresentando direção geral Norte-Sul. A chamada "frente" da cuesta assemelha-se a um extenso paredão reproduzindo uma escarpa muito ígreme.

Esta unidade geomofológica é composta por rochas sedimentares da Formação Serra Grande (Siluriano-Devoniano), tendo sua camada superficia (cornija) constituída de rochas tipo arenito. A partir dessas rochas formam-se solos arenosos profundos (Neossolos Quartzarênicos), e solos areno-argiolosos muito intemeperizados (Latossolos Vermelho-amarelos).

Fonte:

- Atlas Escolar do Ceará
- Dicionário Geológico e Geomorfológico - Antonio Teixeira Guerra
- Instituto de Geologia da UNB.

10 comentários:

Pedro Cezar Mattos disse...

dALEEE pROFESSORRR ...


eIIII posta sobre Essa Nova formula do Vestibular aí :s


Sempre Visitando o Bolg :D

renato disse...

e ae professor!!
massa o blog!!

Luisa disse...

Prezado Gustavo,

muito interessante essa breve, aliás brevíssima, explicação sobre a Serra do Ibiapaba. Essas questões sobre relevos sempre me deixam em dúvida. =/
Afinal a Serra das Russas é mesmo uma serra? Ou é um outro tipo de relevo?
Não sai procurando nos arquivos, por falta de tempo... Mas que tal o próximo post ser sobre Geografia Econômica, quem sabe Geografia Política... Um pouco de Geografia Humana!

Abraço

Gustavo Borges disse...

Prezada Angel,

muito obrigado pela visita. A Serra das Russas, faz parte da grande unidade de relevo nodestina conhecida como MACIÇO DA BORBOREMA, equivocadamente chamada de PLANALTO DA BORBOREMA, uma vez que a mesma na realidade é formada por um conjunto de blocos maciços falhados.

Vou atender sua solicitação e postar algo sobre geo economica.

ate logo.

Robson Feitoza disse...

Caramuito bom esse blog! Fiz minha pesquisa e fico muito boa! Parabéns Professor Gustavo e valeu's!

Anônimo disse...

Querido professor, belo post, parabéns!
Mas me permita fazer uma rapida e quase insignificante correção: é Serra DA Ibiapaba e não DO Ibiapaba..
Sou nata desta terra maravilhosa :)
Feliz ao encontrar um post sobre minha região.. Bjs

Mosoco Evanovich disse...

Oi
Maria , o prof. Gustavo está certo ao postar Serra DO Ibiapaba. Também ja tive essa dúvida e fui pesquisar o correto... Se refere à etimologia da palavra que nesse caso é masculina, apesar de uma especialista em língua portuguesa não ter concordado com o resultado da minha pesquisa. Sou Geógrafo de Belém do Pará e ja tinha observado isso...
Espero ter contribuído.
Mosoco Evanovich

Mosoco Evanovich disse...

Oi
Maria, sou eu novament, só ratificando a questão de Ibiapaba...
A toponímia de Ibiapaba segundo o idioma Tupy significa LUGAR ONDE A TERRA OU SERRA TERMINA. Portanto se é LUGAR disse o LUGAR então chapada ou serra DO lugar onde a terra termina, resumindo: Serra DO Ibiapaba.... Outro exemplo responda ai, por que - Chapada DO Apodi, Chapada DO Araripe? Acho que é isso...
O Certo é que trata-se de uma região muito interessante tanto para os estudos geográficos quanto para o turismo... Viva o CEARÁ.
Um abraço
Mosoco Evanovich

Gustavo Borges disse...

Caros Maria e Masoco,

muito obrigado pelas visitas e contribuições, que serão sempre bem vindas.

Grande abraço a todos.

Alan disse...

Nada a ver isso, é Serra DA Ibiapaba e pronto. Se for levar nesse seu argumento sobre o significado, então vamos ao dicionário de língua tupi ver e veremos o seguinte significado:"Ibiapaba" é oriundo do termo tupi yby'ababa, que significa "terra fendida" (yby, terra + 'ab, cortar + aba, sufixo). NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 565.