sexta-feira, 31 de outubro de 2008

COVEST 2009 - Prova de LITERATURA. Por Marcello Borba

A prova de literatura na 1° fase não é de apresentar muitas dificuldades. Ela leva a fama dos alunos como “ a salvadora”. Este ano não deve ser diferente.

Contamos com 1 questão de modernismo, uma de realismo, uma de literatura portuguesa e uma que abrange várias escolas literárias.

Vamos analisar minuciosamente:

1 questão de modernismo é de prache, sempre caiu modernismo na 1° fase. Em épocas anteriores quando eram 8 questões tínhamos às vezes 50% ou mais da prova sobre modernismo.

2 uma questão de literatura portuguesa, por este conteúdo ser relativamente novo nos nossos vestibulares e ter autores de relevância mundial como Pessoa, Saramago e Eça.
Minha aposta cai numa questão sobre saramago, até por causa da mídia está muito em cima dele atualmente com o filem baseado em seu livro polêmico: ensaio sobre a cegueira.

3 uma questão de realismo por ser o centenário de Machado de Assis. Professor de literatura em geral tem uma verdadeira “tara” por Machado e creio que o seu centenário de falecimento não passará em branco.

4 uma questão que englobe todos os assuntos pois ai o aluno que estudou o ano todo, todas as escolas se sentirá bem cobrado.

Bem... são especulações e algumas observações, podem ser concretizadas ou não. Mas já é um guia para o aluno ficar por dentro do que pode esperá-lo este ano.

2 comentários:

Robson Cavalcanti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Robson Cavalcanti disse...

(...)Nossa espero que isso previsto ñ seja apenas especulações, mas deve ser isso mesmo, vasculhei as provas de literatua e pude ver que as dicas são SUperponiveis com que vi nas provas anteriores de literatua.

ROb C
Phdrama mix Phd e panorama hahahah..