quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra.

Nesta quinta-feira (20 de novembro) é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data lembra o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão.

A data foi escolhida em contraposição ao 13 de maio, quando foi assinada a Lei Áurea pela princesa Isabel, decretando a abolição da escravatura, em 1888. Ao invés de celebrar a generosidade de uma branca em relação aos negros, o movimento considerou o 20 de novembro mais expressivo para a luta dos negros por sua libertação.
O dia será celebrado em todo o País com palestras, protestos e reivindicações, como as do Movimento Negro Unificado (MNU) que reivindica a garantia do ensino de história e cultura afro-brasileira na rede pública, conoforme prega a lei 10.639/03, que garante a inclusão do tema nos currículos escolares, não é cumprida.
O Ministério Público de Pernambuco, através do Grupo de Trabalho sobre Discriminação Racial (GT Racismo) Institucional tem promovido durante a semana da Consciência Negra uma série de eventos que buscam esclarecer e combater o RACISMO INSTITUCIONAL. Para saber mais sobre o GT RACISMO acesse http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/gt.


Nenhum comentário: