segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Comentários da prova 1ª ano SSA/UPE (por Daniel Montarroyos e Gustavo Borges)

Infelizmente, a prova não apresenta coerência com o conteúdo divulgado, porquanto a questão 38, sobre demografia, não consta no programa alterado pela UPE no segundo semestre. Houve uma valorização dos temas relacionados à climatologia, em detrimento de outros conteúdos, como: geologia, geomorfologia e recursos hídricos.

Mais uma vez, o nível da prova ficou abaixo das expectativas, exigindo muito pouco da capacidade de interpretação e contextualização.

A elaboração das questões apresenta clareza, não havendo problemas de interpretação por parte do candidato.

As ilustrações apresentam-se nítidas e claras, todas com boa qualidade. No entanto, para uma prova de Geografia, a ausência de ferramentas cartográficas (mapas, imagens de satélite etc.) é um ponto a ser destacado, tendo em vista constituírem um importante instrumento da análise geográfica.

Esperamos que a UPE reveja e anule a questão 38, sobre demografia, uma vez que o conteúdo exigido não consta no programa divulgado para o SSA, triênio 2009-2011.

Resoluções

1) O princípio da extensão ou localização, elaborado por Alexander Von Humboldt, é o princípio básico da Geografia, que destaca a importância das ciências auxiliares, como a cartografia, na delimitação e localização dos fatos geográficos.
Resposta: "e"

2) A Teoria MALTHUSIANA, elaborada pelo economista Thomas R. Malthus relaciona o crescimento populacional e a produção de alimentos, sugerindo o controle da natalidade como forma de evitar a crise de abastecimento alimentar mundial.
Resposta: "c"

3) A questão é bastante simples, abordando a orientação espacial. Como não há a presença do norte de referência e do horário, da região em questão, é impossível dizer se o sentido percorrido pelo rio seja LESTE ou OESTE.

4) A região Norte do Brasil está submetida às invasões da MEC (Massa Equatorial Continental) causando chuvas torrenciais, ao longo do ano, com baixas amplitudes térmicas.
Resposta: "a"

5) O gráfico relaciona a variação de ALTITUDE e TEMPERATURA na atmosfera terrestre. Na região destacada do gráfico, mostra uma elevação da temperatura, quando esta deveria ser mais baixa, evidenciando a INVERSÃO TÉRMICA.
RESPOSTA: "b"

6) A alternativa 2-2 destaca que a poluição atmosférica se concentra na camada ESTRATOSFERA, quando na realidade esta concentração acontece na camada mais baixa da atmosfera, a TROPOSFERA.
Resposta: "0, 1, 3 e 4"

Daniel Montarroyos e Gustavo Borges são professores dp COLÉGIO BOA VIAGEM - CBV -Recife-PE

Nenhum comentário: