quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O QUE É FALTA DE EDUCAÇÃO PARA VOCÊ?

Certamente você já deve ter ficado indignado com aquela pessoa que, na maior cara-de-pau, fura a fila no cinema, no show, ou com aquele “cidadão” que estaciona seu carro ocupando duas ou mais vagas ao mesmo tempo, ou com aquele seu amigo que adora jogar lixo no chão!

Tem sido cada vez mais freqüente, quando saio de casa, ficar aborrecido com esse tipo de comportamento grosseiro, que é a falta de educação das pessoas.

Tenho procurado, desde quando iniciei minha carreira docente, ensinar o básico da educação doméstica para meus alunos, quer seja ele do ensino médio, pré-vestibular etc. Procuro alertar aos meus pupilos que a falta de educação não é coisa de pobre ou de quem não foi à escola, pois isso é algo se aprende, antes de mais nada, em casa, no convívio com a família. Mas, talvez aí esteja o grande problema da nossa sociedade moderna: a fragmentação da família!

Vejo na fragmentação da família e, consequentemente, na falta de educação doméstica, a origem para muitas das mazelas da nossa sociedade, tais como a corrupção, a violência contra a mulher, o famoso jeitinho brasileiro (que odeio!!!), a violência entre outros.

Infelizmente, não seremos os responsáveis pela reestruturação das famílias brasileiras, mas podemos contribuir para isso ensinando (a partir do que aprendemos em casa, com nossos pais! Graças a Deus!) o mínimo necessário para o convívio salutar em sociedade, respeitando os direitos e deveres das pessoas.

Sei que às vezes também cometo (ou cometemos) este tipo de “delito”, e que é bem mais fácil enxergar o erro dos outros, mas buscamos sempre nos policiar para evitar tal despautério. De qualquer forma a pergunta está lançada: O QUE É FALTA DE EDUCAÇÃO PARA VOCÊ em relação ao convívio da sociedade (em qualquer lugar: no cinema, na praça, no restaurante, etc)?

Nenhum comentário: