domingo, 18 de outubro de 2009

Profa. Graça Kater, saudades!

Caros amigos,

recebi, hoje, com muito pesar e surpresa a triste notícia do falecimento da Profa. MARIA DAS GRAÇAS KATER, aposentada pelo Depto. de Geografia da UFPE.

A notícia, tardia, me veio por meio de um e-mail, repassado pelo meu querido amigo e geógrafo Sidclay Cordeiro, enviado pelo ilustre prof. Lucivânio Jatobá que, até mesmo em momentos como estes, consegue tocar a todos com suas palavras mágicas. O ilustre Lucivânio a descreveu como "uma mãe , que os alunos veneravam !” De fato, a profa Graça sempre foi vista por todos nós desse modo, uma MÃE.

Guardarei, na memória e no coração, sempre uma imagem alegre, cordial, gentil e claro, suas aulas de Geografia Regional, com a propriedade de quem, como poucos, conhecia e transmitia tão bem a realidade do Nordeste brasileiro. Em especial, me lembrarei sempre da profa Graça que viu (previu!) e celebrou o surgimento do meu namoro com uma então colega de curso e, hoje, minha esposa. Digamos que ela tenha sido uma espécie de CUPIDO, e por isso, será uma página importante em nossas vidas, pelas palavras de carinho e incentivo que nos dirigiu quando do anuncio do nosso casamento!

Não é exagero dizer que nós, profissionais e estudantes de Geografia tenhamos ficado órfãos com a “partida” da profa. Graça Kater, que agora está desvendando os segredos e mistérios da GEOGRAFIA CELESTIAL, com a generosidade e alegria que nos encorajava.

Obrigado, profa. Graça, por tudo. Saudades!

Nesta segunda-feira (19), ocorrerá a Missa de Sétimo Dia pelo, na Matriz da Sagrada Família, no bairro de Casa Forte, às 19h.

8 comentários:

Sidclay disse...

Tive o privilégio de ser aluno de Gracinha, foi realmente uma grande perda!!!!!!
A Geografia de Pernambuco sentirá profundamente a sua falta!

Unknown disse...

Gustavo,
realmente, foi uuma perda irreparável. Ainda não estou acreditando. Ainda a escuto dando aula e a vejo a meu lado participando de bancas de avaliação da Aula Magistral de tanta gente.
Que Gracinha tenha o descanso eterno!
Um abraço.
Lucivânio
P.S_ O seu blog está muito bom. Parabéns!

wellington disse...

Caramba!! fiquei surpreso meu irmao! nossa! realmente uma perda enorme pra geografia e pra nós eternos filhos de Gracinha nossa super Mãe, que ela descance em paz. Nós que tivemos o privilégio de conviver com ela e sermos seus discipulos possamos ser multiplicadores dos seus ensinamentos, temos esse compromisso assumido com ela. obrigado Gracinha por tudo vai com Deus! Wellington Lira.

The DownTown News disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
The DownTown News disse...

Tambem fui aluno da Profª. Gracinha.Uma pessoa que fazia a diferenca no DCG. Com a voz rouca e calma as vezes alta. Mantinha os alunos na linha. Aprendi muito com sua excursoes e aulas. Eu soube que Ela nao gostou quando soube que vim morar nos Estados Unidos falou que meu lugar era UFPE- DCG.
Gracas a Deus tive o prazer conviver com Ela. E que possamos seguir seu exemplo como Pessoa e Profissional

Robert Dougan

Mário Mélo disse...

Se hoje sou um profissional de geografia, devo grande parte da minha formação e do meu compromisso a essa ilustríssima pessoa chama Graça Kater.
Professora, que a paz do Divino mestre ilumine eternamente seus caminhos.
A geografia lhe deve muito.
Obrigado por tudo.
Mário Mélo

Mário Mélo disse...

Guga. Parabéns pelo belo texto.
Sempre nos tocando com sua sobriedade e firmeza. Forte abraço meu amigo.

gustavorodrigues disse...

Eu não tive a oportunidade de ter uma boa aula com ela, mas todos que tiveram ao lado dela inclusive minha professora THAIS CORREIA, ALGUNS ALUNOS QUE FORAM ALUNOS DELA E UM GRANDE PROFESSER - LUCIVANIO JATOBÁ o qual não o conhecia até a bienal do livro - falaram que o departamento não só perdeu uma grande professora, mas tb uma maravilhosa pessoa que não sabia dizer não pra nenhuma pessoa inclusive alunos, orientava todos que pedisse ajuda... Abraços.