Este é um espaço destinado a uma maior interação PROFESSOR X ALUNO, mas também voltado para debates de temas do cotidiano, dicas culturais (cinema, música, teatro e livros), divulgação de cursos, palestras entre outros. Sejam bem vindos!
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Ditador da Coreia do Norte morre aos 69 anos.
Reveja o vídeo sobre a COREIA DO NORTE e o governo de Kim Jong-Il.
http://profgustavoborges.blogspot.com/2011/10/coreia-do-norte.html
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Acorda, Brasil!
Acabei de assistir aos telejornais da noite e estou impressionado (ainda consigo ficar indignado, acreditem!), como todos os dias tem sempre alguma notícia sobre a CORRUPÇÃO e a ROUBALHEIRA nesse país.
O que me choca não é o fato de que todo dia tem notícias como estas, mas sim o fato de que as pessoas parecem fechar os olhos e se eximirem da culpa e da responsabilidade, por cobrar dos nossos rep...resentantes medidas duras de combate ao crime organizado, diante de tudo isso.
Meus amigos e alunos costumam me ouvir falar mal do BRASIL e acham que eu não amo meu país. Claro, que amo, por isso, faço questão de lembrá-los das coisas erradas que estão presentes no cotidiano e que nós precisamos enxergá-las para combatê-las!
Acredito que a mudança precisa começar com cada um de nós! Eu não quero deixar para meu filho (a) a herança que as gerações passadas deixaram pra mim: UM PAÍS DA CORRUPÇÃO E DA IMPUNIDADE!
ACORDA, BRASIL!
Ver mais
sábado, 19 de novembro de 2011
terça-feira, 18 de outubro de 2011
domingo, 9 de outubro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Lamepe explica alterações no TEMPO registradas no mês de setembro
Alteração na temperatura está sendo percebida em cidades conhecidas pelo frio, como Garanhuns, e também em Caruaru, no Agreste e até mesmo no Recife.
http://pe360graus.globo.com/videos/cidades/meio-ambiente/2011/09/23/VID,24158,4,77,VIDEOS,879-LAMEPE-EXPLICA-ALTERACOES-CLIMA-REGISTRADAS-SETEMBRO.aspx
O TEMPO anda bem diferente neste mês de setembro, na Região Metropolitana e no interior do estado. No interior do fez um frio que é comum apenas no mês de julho, de acordo com o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe). A alteração na temperatura está sendo percebida em cidades conhecidas pelo frio, como Garanhuns, e também em Caruaru, no Agreste do estado.
De acordo com a coordenadora do Lamepe Francis Lacerda (foto 1), é incomum em setembro a intensidade de vento registrada, que chegou a 90 quilômetros por hora. “Uma frente fria, intensificada pela passagem de um ciclone extratropical é uma das explicações para esta alteração”, explica.
Ainda de acordo com Francis Lacerda, a tendência é de que as temperaturas fiquem mais baixas, principalmente no interior do estado.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
EUA não pretendem concordar com admissão de Estado Palestino na ONU
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Nova música de Noel Gallagher, ex-Oasis - The death of you and me
Canção lançada nesta segunda-feira (25) é a primeira após o fim da banda. O primeiro trabalho solo do cantor se chama "High flying birds" e está previsto para chegar às lojas britânicas no dia 17 de outubro.
domingo, 3 de julho de 2011
quarta-feira, 29 de junho de 2011
domingo, 19 de junho de 2011
O Prof. Lucivanio Jatobá fala sobre chances de tsunami no Brasil.
Brasil
O GRITO DA MISÉRIA
DE UM POVO: CALADO, MASSACRADO
QUE HUMILHANTE!
E O SOL QUE APPODRECE O ESGOTO
E DEIXA TUDO IMUNDO
TRAZ A LEPTOSPIROSE E MATA NOSSOS JOVENS E CRIANÇAS
A CADA INSTANTE.
COM PRECONCEITO E DESIGUALDADE
CONSEGUIMOS DEIXAR AINDA MAIS PESSOAS
NA MARGEM DA SOCIEDADE
EM TEU SEIO, Ó PRECARIDADE
MAS CONDIÇÕES SUBHUMANAS DOS HOSPITAIS PÚBLICOS
DEIXAM MEU POVO Á BEIRA DA MORTE.
Ó PATRIA
DA DISSEMINAÇÃO
DA EXCLUSÃO
SALVE! SALVE!
BRASIL DE UM SONHO INTENSO,
VIROU UM PESADELO INFINITO,
COM A FOME E FALTA DE OPORTUNIDADE
A CRIMINALIDADE CRESCE.
E AS CRIANÇAS QUE NAO TEM ACESSO A UM BOM ENSINO
A MARGEM DO DESESPERO,
SIMPLISMENTE DESAPARECEM.
GIGANTE PELA PROPRIA SAFADEZA
CORRUPÇÃO, GORVERNNO LADÃO
QUE VERGONHOSO
É NOSSO FUTURO VIVER ESTA DECADÊNCIA (AQUI TERIA UMA INTERROGAÇAO)
MEU POVO SE MATA
ENTRE OUTRAS MIL
ÉS TU BRASIL
QUE ME DESACATA!
PARA OSS FILHOS DE MINHA FAVELA
ÉS APENAS UM CANIL
TERRA IDOLATRADA
BRASIL
JÚLIO MESQUITA
enviada por Isabel Cristina, aluana do Interativo Cursos.
domingo, 12 de junho de 2011
sábado, 11 de junho de 2011
sexta-feira, 10 de junho de 2011
sábado, 4 de junho de 2011
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Preso mais um assassino da guerra da Bósnia.
Comandante das forças sérvias durante a guerra da Bósnia (1992-1995), Mladic foi indiciado pela corte internacional de crimes de guerra em 1995 sob a acusação de genocídio no massacre de 8 mil muçulmanos em Srebrenica e o cerco de 43 meses a Sarajevo.
Ele foi preso no vilarejo de Lazarevo, perto da pequena cidade de Zrenjanin, no nordeste do país, a cerca de 100 quilômetros da capital Belgrado, informou um oficial de polícia.
Hoje, muitas famílias irão dormir mais tranquilhas com a prisão desse genocida.
Leia mais sobre a história da prisão do crápula em:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/05/saude-interrompe-interrogatorio-de-acusado-de-genocidio-na-servia.html
domingo, 22 de maio de 2011
Como é feito o mapeamento de ruas para os GPS?
“Coletamos 260 atributos por segmento de via.” Isso engloba o sentido da rua, velocidade e restrições, além de nome e número. Quando estão mapeando uma região pela primeira vez, partem de um mapa em branco, só com o traçado das ruas. As atualizações (quatro por ano) não são muito diferentes: “Temos que coletar tudo de novo”. Assim, evita-se que os clientes se deparem com ruas que não existem mais. O trajeto é feito a 30 km/h, com a dupla passando seis horas por dia no carro e duas horas organizando e conferindo os dados coletados. O veículo traz uma antena que torna a localização extremamente precisa. E, no para-brisa, uma câmera capta todo o percurso para o caso de alguma dúvida.
(1) - A câmera capta todos os detalhes do caminho, útil para tirar dúvidas na conferência dos dados. (2) - A antena é responsável pela precisão do trabalho de campo. (3) - O geógrafo anota todas as informações da coleta de dados em um pen tablet. (4) - O laptop tem a versão do mapa que será atualizado. (5) - O sinal da antena chega ao laptop através de um receiver. (6) - A equipe pode usar o carro da empresa ou adaptar os equipamentos num carro comum
“Usamos as fotos para checar informações de placas que passam muito rápido, por exemplo”, diz Iamonti. Os geógrafos também relacionam os pontos de interesse: restaurantes, bares, escolas, igrejas, parques e hotéis. “E ainda listamos os pontos turísticos. Por isso, é importante fazer uma pesquisa prévia, além de conversar com os moradores, principalmente em cidades pequenas”, conta Julia Bellacosa, também geógrafa da empresa.
sábado, 21 de maio de 2011
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Radovan Karadzic (“O Raposa”), o maior assassino da Guerra da Bósnia.
Montagem mostra Radovan Karadzic em 1994 (esq.) e em 2008. (Foto: AFP)
Em 1960, Karadzic foi morar em Sarajevo, onde mais tarde conheceu Ljiljana, com quem se casou. Ele se formou em medicina e começou a trabalhar como psicólogo em um hospital da cidade. Radovan Karadzic também se tornou um poeta e foi influenciado pelo escritor nacionalista sérvio Dobrica Cosic, que o encorajou a entrar para a política. Após uma breve passagem pelo Partido Verde, Karadzic ajudou a criar o Partido Democrático Sérvio, em 1990, numa resposta ao crescimento de partidos croatas na Bósnia.
Seu partido tinha como objetivo a criação da Grande Sérvia.
Menos de dois anos depois, quando a Bósnia-Herzegovina foi reconhecida como um Estado independente, Karadzic declarou a criação de uma República Sérvia da Bósnia e Herzegovina (mais tarde chamada de República Serbska, uma entidade à parte, não a Sérvia), com sua capital em Sarajevo e com ele mesmo na posição de chefe de Estado. Karadzic foi indiciado conjuntamente com o líder militar sérvio da Bósnia, Ratko Mladic, em 1995, por supostos crimes que cometeram durante a guerra, que durou de 1992 a 1995.
Ele se viu obrigado a deixar o cargo de presidente de seu partido em 1996, quando o Ocidente ameaçou sanções, e depois, "desapareceu".
Apesar de foragido, em outubro de 2004, Karadzic conseguiu ter um livro publicado por um ex-aliado, Miroslav Toholj. Crônicas Miraculosas da Noite tem como pano de fundo a Iugoslávia nos anos 80, e conta a estória de um homem preso por engano depois da morte do ex-homem forte da Iugoslávia, Josip Broz Tito.
Em maio de 2005, investigadores registraram duas aparições de Karadzic - em uma das ocasiões, com a esposa, Ljiljana no sudeste da Bósnia, e em outra, com seu irmão, Luka, em Belgrado, num momento em que sua mãe morria de câncer em Niksic, Montenegro.
Segundo as Nações Unidas, as forças de Karadzic mataram pelo menos 7,5 mil homens e meninos muçulmanos de Srebrenica em julho de 1995, como parte de uma campanha para "aterrorisar e desmoralizar a população muçulmana da Bósnia e os croatas da Bósnia".
Karadzic também foi acusado de envolvimento do bombardeio a Sarajevo, e de ter usado 284 soldados de paz das Nações Unidas como escudos humanos em maio e junho de 1995.
Depois dos acordos de Dayton que puseram fim à guerra da Bósnia, o ex-presidente nacionalista buscou um esconderijo, possivelmente na área montanhosa do sudeste da parte da Bósnia controlada pelos sérvios. Ele teria contado com a proteção de paramilitares.
A pressão internacional para capturar Karadzic aumentou em meados de 2005, quando vários de seus ex-generais se renderam e um vídeo de soldados sérvios da Bósnia atirando em homens de Srebrenica que haviam sido capturados chocou a audiência de televisão na antiga Iugoslávia
O governo sérvio anunciou várias prisões em conexão com o vídeo, que foi exibido durante o julgamento por crimes de guerra do ex-presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic.
Em meados de 2007, soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan, a aliança de defesa ocidental), deram buscas nas casas dos filhos de Karadic, dizendo que acreditavam que Sasa e Sonja Karadzic seriam parte de uma rede que apoiava o seu pai.
Em julho de 2007, finalmente, “O Raposa” foi detido, em Belgrado, capital da Sérvia, numa operação dos serviços de segurança sérvios, o que motivou uma onda de protestos por seus partidários. "Ele estava usando documentos falsos sob o nome de Dragan Dabic", disse Rasim Ljajic, representante do governo sérvio para a cooperação com o tribunal de crimes de guerra da ONU em Haia.
A esperança A expectativa é de que ele seja transferido para o Tribunal Criminal Internacional para a Ex-Iugoslávia, que funciona em Haia, na Holanda, onde deve ser julgado. A transferência já foi determinada por um tribunal sérvio, mas o advogado de Karadzic já anunciou que apresentará uma apelação, o que pode atrasar o processo. Uma vez na Holanda, a expectativa é de que Karadzic enfrente um longo julgamento, como aconteceu com o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, que morreu em 2006, em Haia, antes da conclusão do processo.
Ainda existem acusados de crimes na guerra na Bósnia que estão foragidos, destes apenas dois acusados pelo Tribunal Criminal Internacional para a Ex-Iugoslávia ainda estão sendo procurados. Um é Ratko Mladic, comandante militar sérvio bósnio durante o conflito, acusado juntamente com Karadzic de genocídio no cerco de Sarajevo e de realizar o massacre em Srebrenica. O outro é Goran Hadzic, acusado de crimes contra croatas na cidade de Vukovar.
Assista ao filme : A Caçada.
Richard Gere interpreta Simon, jornalista de guerra que, ao lado do cameraman Duck (Terrence Howard, "Homem de Ferro"), realizou grandes coberturas. Após testemunhar um massacre na Bósnia, Simon briga com sua emissora e desaparece. Anos mais tarde, Duck retorna à Bósnia e é procurado por Simon. Ele tem pistas sobre a localização do Raposa, o pior criminoso da guerra local, que tem uma recompensa de US$5 milhões por sua captura. Agindo contra ordens da ONU e confundidos com agentes da CIA, eles partem em sua busca. Baseado em uma história real.
sexta-feira, 13 de maio de 2011
A história do bispo Desmond Tutu.
Apesar de Tutu ter o desejo de se tornar um físico, sua família não tinha como pagar os seus estudos de Física e Tutu resolveu seguir os passos de seu pai. Tutu estudou na Pretoria Bantu Normal College entre 1951 e 1953, quando foi para a Escola Normal de Joahannesburgo. Depois foi para a King's College de Londres onde adquiriu bacharelato em Teologia.
Em 1975, se tornou o primeiro negro a ser nomeado deão da catedral de Santa Maria, em Johannesburgo. Após ser sagrado bispo, dirigiu a diocese de Lesoto de 1976 a 1978, ano em que se tornou secretário-geral do Conselho das Igrejas da África do Sul. Sua proposta para a sociedade sul-africana incluía direitos civis iguais para todos; abolição das leis que limitavam a circulação dos negros; um sistema educacional comum; e o fim das deportações forçadas de negros.
Sua firme posição anti-apartheid – a política oficial de segregação racial – lhe garantiu, em 1984, o Nobel da Paz. Recebeu o título de doutor honoris causa de importantes universidades dos Estados Unidos (EUA), do Reino Unido e da Alemanha.
Em 1996 presidiu a Comissão de Reconciliação e Verdade, destinada a promover a integração racial na África do Sul após a extinção do apartheid. Esta comissão tem poderes para investigar, julgar e anistiar crimes contra os direitos humanos praticados na vigência do regime.
Em 1997 divulgou o relatório final da comissão, que acusa de violação dos direitos humanos tanto as autoridades do regime racista sul-africano quanto as organizações que lutavam contra o apartheid. Atualmente é membro do comitê de patrocínio da Coordenação internacional para o Decênio da cultura da não-violência e da paz.
Ao lado de Nelson Mandela, Desmond Tutu foi uma das figuras centrais do movimento contra o Apartheid. Tutu iniciou centenas de protestos em locais públicos contra o governo sul-africano, mesmo assumindo posições altas no clero africano, Tutu continuou a lutar contra a segregação racial em seu país. Tutu acabou por despertar a fúria dos governantes sul-africanos quando os comparou aos nazistas e comunistas. Como resultado de seus esforços para promover a igualdade na África do Sul, Desmond Tutu recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1984.
Discurso de Desmond Tutu, para o show 360º do U2
Robert F.Kennedy
Ele foi um dos dois irmãos mais novos do presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy, e também um dos seus mais confiáveis conselheiros, Robert Kennedy acompanhou ativamente com o presidente a crise dos mísseis cubanos e fez uma importante contribuição no movimento pelos direitos civis dos afro-americanos.
Era católico como o irmão. Depois do assassinato de John em novembro de 1963, Kennedy continuou como Ministro da Justiça e trabalhou ainda com o Presidente Lyndon Johnson até setembro de 1964, quando se elegeu senador por Nova Iorque em Novembro daquele mesmo ano. Contra a guerra do Vietnam RFK rompeu com Johnson sobre a escalada militar americana no conflito, entre outras questões.
No início de 1968, Robert Kennedy anunciou a sua campanha para ser nomeado candidato à presidência pelo Partido Democrata. Kennedy vence McCarthy em uma decisiva eleição primária da Califórnia, que o colocaria como sério candidato a presidência, mas os disparos de Sirhan Sirhan, logo após a vitória na eleição primária, encerraram o sonho de Kennedy, que tinha apenas 42 anos, de suceder ao seu irmão.
Ainda em 1968 coube a Bobby anunciar a uma multidão de negros em Indianapolis a morte de Martin Luther King. Bobby recebeu um bilhete no palanque e, lá, anunciou da seguinte forma:
"- Tenho uma péssima notícia para dar-lhes, Martin Luther King foi assassinado assim como meu irmão. E, cabe a nós que ficamos lutar pela causa que eles sacrificaram as vidas: A justiça e a igualdade entre os homens"
No dia 5 de junho de 1968, o senador e pai de 10 filhos (sua mulher Ethel estava grávida do 11º), foi gravemente ferido por dois disparos na cabeça[1], no Hotel Embassy em Los Angeles, onde comemorava os resultados das eleições da prévia dos Democratas, dados por Sirhan Bishara Sirhan. Morreu no hospital Bom Samaritano de Los Angeles na manhã do dia seguinte, estando sua esposa Ethel ao seu lado. O Presidente Johnson declarou um dia de luto oficial em resposta ao cortejo público que acompanharam a perda de Kennedy em todo o País.
domingo, 1 de maio de 2011
sexta-feira, 8 de abril de 2011
República Federativa do Brasil - Por Dayanne Almeida
Em seus rios, jogaram as mentiras desta nação.
Procuram soldados para representar essas terras, mas
União só no futebol.
Bem que tentaram no dia sete de setembro,
Levaram os tanques e os civis para marchar,
Independência era o feriado
Comemoravam os patriotas,
Algo que os brasileiros nunca se importaram.
Foi pior para as nossas riquezas.
E coitada da natureza
Desta eles nem fazem questão,
Entrega de “bandeja” por qualquer moeda, para qualquer outra nação.
Risonhos campos, tornam-se clubes para o carnaval,
Amanhã e depois é só festa,
Tem comida,bebida e música .
Isso sim é que era para ser feriado.
Vamos comemorar o nada,
Aliás, não damos valor a nada.
Dos filhos deste solo,
O orgulho tomou o coração.
Brasil...
Ridicularizado mundo afora,
Atormentado pela sociedade desunida,
Sem proteção da população,
Ignorado pela nação,
Lealdade, só nos jogos da seleção
Dayanne Almeida é aluna do 1ºano do ensino médio do Colégio GGG, unidade Jequitinhonha.
domingo, 3 de abril de 2011
quarta-feira, 30 de março de 2011
sábado, 26 de março de 2011
sexta-feira, 25 de março de 2011
Conheça a história de Salman Rushdie, um dos mais controversos escritores do século XX, autor do célebre VERSOS SATÂNICOS (1989).
Obras
Estreou na literatura em 1975 com o romance Grimus.
Dono de um estilo próprio e dominando excelentes técnicas de narração, Rushdie já era um autor consagrado quando venceu o Prémio Booker em 1981 com a obra Os Filhos da Meia-Noite.
Tornou-se incomparavelmente mais famoso após a publicação do livro Versículos satânicos(em Portugal) Versos satânicos (no Brasil), em 1989, que causou controvérsia no mundo Islâmico, devido a este livro ter sido considerado ofensivo ao profeta Maomé. A 14 de Fevereiro de 1989, a fatwa ordenando a sua execução foi proferida pelo Aiatolá Ruhollah Khomeini, líder do Irã, chamando o seu livro de "blasfémia contra o Islão". Para além disso, Khomeini condenou Rushdie pelo crime de "apostasia" - fomentar o abandono da fé islâmica - o que de acordo com a Hadith é punível com a morte. Isto porque Rushdie comunicava através do romance que já não acreditava no Islão. Khomeini ordenou a todos os "muçulmanos zelosos" o dever de tentar assassinar o escritor, os editores do livro que soubessem dos conceitos do livro e quem tomasse conhecimento de seu conteúdo, conforme a fatwa. Devido a este fatos Rushdie foi forçado a vivier no anonimato por muitos anos.
A obra infanto-juvenil Haroun e o Mar de Histórias foi escrita pelo autor como uma forma de explicar ao seu filho por que razão tinha perdido a liberdade de expressão.
Com o seu primeiro romance pós-fatwa, intitulado O Último Suspiro do Mouro, foi vencedor do Prémio Whitebread.
Bibliografia:
- Grimus (1975)
Os Filhos da Meia-Noite Midnight's Children (1980)
Vergonha Shame (1983)
O Sorriso do Jaguar The Jaguar Smile: A Nicaraguan Journey (1987)
Versos Satânicos The Satanic Verses (1989)
Haroun e o Mar de Histórias Haroun and the Sea of Stories (1990)
Pátrias Imaginárias Imaginary Homelands: Essays and Criticism, 1981-1991 (1992)
Oriente, Ocidente East, West (1994)
O Último Suspiro do Mouro The Moor's Last Sigh (1995)
O Chão que Ela Pisa The Ground Beneath Her Feet (1999)
Fúria Fury (2001)
Step Across This Line: Collected Nonfiction 1992-2002 (2002)
Shalimar, o Palhaço ou Shalimar, o Equilibrista (Brasil) Shalimar, the clown (2005)
A Feiticeira de Florença The Enchantress of Florence (2008)
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Salman_rushdie
quarta-feira, 23 de março de 2011
terça-feira, 22 de março de 2011
sexta-feira, 18 de março de 2011
Professora é agredida por aluno em sala de aula no interior de SP
Docente terá de ficar afastada das salas de aula por seis meses.
Mãe de garoto afirma que filho sofre de transtorno bipolar.18/03/2011 16h42
Uma professora de Itapetininga, a 172 km de São Paulo, foi agredida por um aluno dentro da sala de aula na tarde de quinta-feira (17). A mulher, de 36 anos, pediu ao estudante de 15 anos que fizesse silêncio. O adolescente, irritado, deu dois chutes na perna da docente.
Segundo médicos que atenderam a vítima, ela não tem condições de voltar à escola estadual nos próximos seis meses. Outros cinco professores também denunciaram o adolescente no ano passado por agressões verbais e físicas. A mãe do garoto afirmou que seu filho sofre de transtorno bipolar.
Um caso semelhante aconteceu em Guaimbê, a 449 km de São Paulo, na terça-feira (15). Um garoto de 16 anos xingou e agrediu com uma carteira a professora Sandra Inês Ferreira Barreto Bontempo, de 29 anos. A mulher, que ensina matemática, teve ferimentos na barriga e, segundo a Secretaria de Estado da Educação, “ficará afastada de suas funções para recuperação”.
A mulher fez um boletim de ocorrência contra o adolescente. Pela agressão, o estudante foi suspenso por seis dias. Por causa desse registro na polícia, além da punição administrativa, o adolescente será apreendido e encaminhado a uma unidade da Fundação Casa.
A apreensão foi determinada pelo juiz Sansão Ferreira Barreto, da Vara da Infância e da Juventude de Getulina, a 453 km de São Paulo, após pedido feito pelo promotor Aroldo Giavariza.
- Atualizado em 18/03/2011 16h43
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/03/professora-e-agredida-por-aluno-em-sala-de-aula-no-interior-de-sp.html
quinta-feira, 17 de março de 2011
Relembre os acidentes nucleares de Chernobyl e Césio 137
http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1653950-17665-303,00.html
terça-feira, 15 de março de 2011
AC: projeto que contraria Globo será apresentado na CCJ do Senado
A Rede Globo e a Rede Amazônica de Televisão, que retransmite na região a Globo, acionaram no começo do ano a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) a agir contra o referendo realizado no Acre no ano passado em que a população decidiu pelo fim da mudança do fuso horário.
Taques, que aceitou ser o autor do projeto de lei a pedido do senador Sérgio Petecão (PMN-AC), propõe que o artigo 2º passe a vigorar com duas alterações.
A primeira: o terceiro fuso, caracterizado pela hora de Grenwich “menos quatro horas”, compreende os Estados de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, do Amazonas , de Rondônia e de Roraima. A segunda: o quarto fuso, caracterizado pela hora de Grenwich “menos cinco horas”, compreende o Estado do Acre.
Atuais fusos horários do Brasil.
Leia mais:
Globo tenta impedir fuso horário escolhido em referendo no Acre
O senador justifica que a proposição visa a restabelecer o fuso horário aplicável ao Acre, alterado pela Lei n 11.662, de abril de 2008, de autoria do então senador Tião Viana (PT-AC). Foram a Rede Globo e a Rede Amazônica que convenceram Viana, atual governador, a mudar o fuso horário do Acre sem consultar a população.
Taques lembra que a população manifestou “desejo” de retornar para o fuso horário anterior ao estabelecido pela lei de Tião Viana.
No referendo, 184.478 eleitores votaram “não à alteração efetivada na Lei 11.662, enquanto 139.891 votaram “sim”. Computados apenas os votos válidos, 56,87% dos eleitores votaram Não” e 43,13% dos eleitores votaram “sim”.
A necessidade da edição de uma nova lei para dar eficácia ao resultado do referendo surge do entendimento da CCJ, após duas reuniões de debates no mês passado.
- Ficou acordado, por ter sido relator do vencido da proposição, que eu apresentaria o projeto e todos os membros da Comissão com o apoio da liderança do Governo procurariam dar celeridade na sua tramitação - assinala Pedro Taques.
http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/2011/03/15/ac-projeto-que-contraria-globo-sera-apresentado-na-ccj-do-senado/