domingo, 25 de maio de 2008

DE QUEM É A AMAZONIA, AFINAL?

Editorial publicado no “The New York Times - NYT”, em 18 de maio de 2008, relata que a preservação da Amazônia envolve uma disputa internacional. “De quem é esta Floresta Amazônica, afinal?”, pergunta a reportagem do correspondente do jornal no Rio, Alexei Barrionuevo . O “NYT” afirma que “um coro de líderes internacionais declara mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio maior do que apenas das nações que dividem seu território”.

O jornal lembra que o ex-vice-presidente americano Al Gore, em 1989, disse que, “ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, pertence a todos nós”. “Esses comentários não são bem-aceitos no Brasil e reacenderam velhas atitudes de protecionismo territorial e observação de invasores estrangeiros escondidos”, diz o jornal. O “NYT” afirma que o governo Lula tenta aprovar lei para restringir o acesso à floresta, exigindo licenças para estrangeiros e brasileiros. Para declarar “a Amazônia é nossa” e defender a soberania, ele escalou Romeu Tuma Jr. E fechou seu texto acusando o temor brasileiro de “paranóico .

Leia a reportagem completa em http://www.nytimes.com/2008/05/18/weekinreview/18barrionuevo.html?_r=1&scp=3&sq=amazon&st=nyt&oref=slogin

5 comentários:

Mrs.Flurry disse...

eh nossa pq o país mais poluent(EUA) do mundo iria qrer. SOLUÇÃO: CRIAR UMA ESPÉCIE DE MINISTÉRIO DA AMAZôNIA COM REPRESENTATES COM ESTRUTURA INTLECTUAL SOBRE O ASSUNTO Q TERIA PODER LEGISLATIVO SOBRE O TERRITORIO DA AMZONIA COM O VREDITO PUBLICO DAS LEIIS OND NOS DONOS DA AMAZONIA PODERIAMOS ESCOLHER O MLHOR PARA O NOSSO PAÍS E NAUM DEIXR NO GOVRNO LULA Q NAUM TM ORGANIZAÇAUM E "TIME" PARA TOMAR 1 ATYTUDH PARA CUIDARMOS DO "PULMÃO DO MUNDO"

GC disse...

Oi professor, aqui é Guilherme Cahú, o 'desenhista' ^^ 1°C do Souza Leão.
Eu tava procurando a inscrições do site da UPE mas não to conseguindo abrir o site (não sei porque...). Procurando na Google por 'UPE', eu achei o site da 'Universal Process', que desenvolve sistemas de tratamento de poluição atmosférica, água e efluentes industriais líquidos. Muito interessante achar uma empresa assim, vendo que não se acha muitas tão facilmente.
Aqui segue o site: http://www.upe.com.br/def1024.asp

E mando aqui tambám meu blog, pra se o senhor quiser dar uma olhada (tá meio desatualizado mas não liga não... xD)
è esse ae: guilhermecahu11.blogspot.com.br

Ah! Me acha lá no Orkut, por favor (já que não consigo te achar lá xD) é só procurar por "Gulherme Cahú" OK? ^^

Anônimo disse...

O professor fugindo do assunto, to aqui pra pedir pro ti postar algo sobre os conflitos que tão ocorrendo ñ sei onde so sei que é ASFARce, bogota ?? sobre isso ai eu to viajando legal por favor posta algo aê no teu blog blz;

Anônimo disse...

O Brasil, como detentor da maior parte da Amazônia, tem de tranquilizar o mundo de que está gerindo bem a floresta. Como agente ja sabe que a importância da Amazônia para o meio ambiente é global e a postura de que o Brasil é guardião de um patrimônio global parte do pressuposto de que existe uma unanimidade em torno do aquecimento global e tambem é falso dizer que essa bandeira (da defesa do meio ambiente já foi concretizada e estabelecida. ate pq hoje quem domimna boa partes da amazonias são os gringos camuflados atras das ongs que dizem presevar mas boa parte tão la extraindo riquezas e investindo e grandes pesquisas e patenteando produtos feitos da amazonia, isso ja vem de faz tempo o Brasileiro é burro ñ cuida os kras vem e tomam conta!

Anônimo disse...

eles tão querendo a amazonia pra eles pois ele tem um riqueza escondidaa)(o petroléo)
o petroleo q causa guerra no mundo toodo ...tem de muito aki no brasil na aréa amazonica.
por isso q eles querem a amazonia pra eles
e o brasil q se cuida pode vim guerra por aí por conta da riqueza da amazonia..
xD...

BY:p E d R o c É z a r